O justo jamais retornará ao pó (Parte 2)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
Assim, o que antes apontava para O Justo, o único verdadeiramente, está concluído nele e agora, é sobre os que estão unidos a ele, Jesus Cristo, e por isso, não pode retroceder (Hb 10:39). Pois fala “O meu justo“, aquele que é justo aos olhos de Deus e não aos seus próprios olhos (Lc 18:9-14), e por esse motivo sua mente carnal ou sua alma que ainda está ligada ao corpo da matéria corrompida e tendo a candeia ou o espírito (o homem oculto do coração), das trevas ou o espírito da morte, só consegue olhar para a velha vida em Adão, ou dos não regenerados. Vive na ilusão desse mundo (Cl 2:18).
Isso nos leva de volta ao começo, ao Gênesis 3, de onde veio toda essa situação dos homens. O Senhor Deus sentenciou à Satanás (a antiga serpente) a se alimentar, literalmente, do pó (v.14b), da mesma forma que o homem comerá o pão (v.19a). A palavra grega é a mesma e é de onde vem a palavra fagocitose, a forma de comer dos unicelulares. Essa é a linguagem espiritual e vemos algo semelhante, mas na obra redentora de Cristo para as almas dos homens, quando ele respondeu a Satanás na tentação do deserto: “Nem só de pão viverá o homem” (Mt 4:4 e Lc 4:4). Ele estava redimindo o homem e elevando o seu nível, terreno para espiritual. Esse foi o recado. Mas para os ímpios, a justiça permanece, para os que não aceitam a Salvação de Deus (Satanás e os demônios estão inclusos).
Deus estava expressando coisas maiores em outras, micro e até invisíveis aos sentidos humanos. A partir daquele momento o resultado da escolha do homem em seu estado natural, seria a morte e seu corpo tornaria para a matéria de onde foi feito (o pó) e por ele ter dado mais honra à palavra da serpente em detrimento do Criador que é bendito eternamente (Rm 1:25), ele se tornaria o alimento do Maligno em sua corrupção ou morte. E quanto ao Maligno, tudo que envolve a morte com o mundo dos mortos e toda decomposição ou corrupção, seria seu alimento eternamente.
A terra também foi amaldiçoada, não por Deus, pois ele é bendito, mas a sentença foi a consequência, como Ele mesmo havia prevenido de antemão a Adão. Veja, a precisão das Suas palavras:
“E ao homem ele disse: “Uma vez que você deu ouvidos à sua mulher e comeu da árvore cujo fruto ordenei que não comesse, maldita é a terra por sua causa; por toda a vida, terá muito trabalho para tirar da terra seu sustento.”
Gênesis 3:17 NVT
Em outras palavras, Deus estava dizendo que por ele (Adão) ter escolhido ouvir a voz da mulher, ao invés da voz do próprio Criador, a terra estava sendo feito maldita por causa dele, pois ele era o Cabeça da criação. Isso deve ter pesado no coração de Deus, porque uma vez o espírito da morte entrando, só sairia se fosse expulso pelo superior, mas para isso tinha que ter uma base legítima em cada detalhe, pois Adão não foi enganado, mas a mulher sim (1Tm 2:14). Satanás sabia disso, os homens não e parece que ainda não sabem.
(…)