O corpo e a matéria do velho e do novo (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
“E contou-lhes outra parábola: “O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo. Embora seja a menor entre todas as sementes, quando cresce, torna-se uma das maiores plantas e atinge a altura de uma árvore, de modo que as aves do céu vêm fazer os seus ninhos em seus ramos”.”
Mateus 13:31-32
O Reino dos céus é o Reino da luz, o campo é o mundo. Deus que fez o mundo que nele há, não foi o maligno usurpador. Então, essa boa semente, no caso da parábola do joio e do trigo, a qual o Senhor contou pouco antes desta (v.24-30), é uma similar porque é a semente procedente de Deus. Por isso, é boa.
Ela é muito pequena em relação às demais partes já existentes em nós aqui no mundo. Porém, quando cresce se torna maior que elas. “O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito” (Jo 3:6). Todo que nasce é criança, ninguém nasce adulto, esse ser é eterno, nunca mais morrerá, mas se renova dia a dia (2Co 4:16). Vamos entender o que está sendo dito:
“Digo verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas, se morrer, dará muito fruto.” Jo 12:24
Ele estava falando dele, o grão ou semente gerado no ventre da virgem Maria pelo poder do Espírito Santo (Mt 1:20), que creu na palavra de Deus através do Seu mensageiro, Gabriel.
Da mesma forma ocorre conosco quando recebemos a salvação através da fé pela palavra de Deus (Rm 10:17). A semente que é soprada por Cristo em nós, germina pelo Espírito Santo que o sela como sua propriedade, pois procede dele (Jo 6:27) e cresce conforme ele nos guia em Sua palavra, de acordo como nos alimentamos dela, porque é Deus que dá o crescimento (1Co 3:7).
Então, o apóstolo Paulo diz:
“Mas alguém pode perguntar: “Como ressuscitam os mortos? Com que espécie de corpo virão?” Insensato! O que você semeia não nasce a não ser que morra. Quando você semeia, não semeia o corpo que virá a ser, mas apenas uma simples semente, como de trigo ou de alguma outra coisa. Mas Deus lhe dá um corpo, como determinou, e a cada espécie de semente dá seu corpo apropriado. Nem toda carne é a mesma: os homens têm uma espécie de carne, os animais têm outra, as aves outra, e os peixes outra. Há corpos celestes e há também corpos terrestres; mas o esplendor dos corpos celestes é um e o dos corpos terrestres é outro. é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.”
1 Coríntios 15:35-40, 44
Agora, perceba um detalhe que ele diz que “nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados” (v.51), ou seja, nem todos morreremos fisicamente, pois “se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo (ou é vida) por causa da justiça” (Rm 8:10). Porque Deus condenou o pecado na carne (v.3), porque é na carne que habita o pecado (Rm 7:18), e por isso, carne e sangue não herdarão o Reino de Deus (1Co 15:50), apenas a alma que estiver ancorada à esperança pelo Espírito (Hb 6:19 NVI, NAA, NVT, NBV, ARA…).
(…)