O corpo e a matéria do velho e do novo (Parte 2)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
E, porque o corpo já está condenado à morte (Rm 7:24), por causa do pecado. Esse corpo cuja carne, a matéria perecível foi corrompida em sua força vital, o sangue; ele não pode fazer parte do que é perfeito e eterno. E todos nós estávamos mortos justamente por isso. O mundo todo já foi condenado devido o pecado, por seguirem o príncipe deste mundo, o espírito que atua nos que vivem na desobediência (Ef 2:1-3), assim como o tal governante, cuja sentença já está decretada (Jo 16:11).
Em suma, o que Cristo veio fazer foi trazer a vida a todos que estavam mortos, e essa vida é o espírito (a vida em abundância), não mais um pavio fumegante ou um fôlego, mas transformar almas viventes em espíritos vivificantes. Esse é o tipo de corpo que teremos e nos revestirá completamente (a alma), de dentro pra fora; seremos revestidos de vida e luz, porque somos da mesma espécie de Cristo.
Preste atenção ao que Jesus disse: “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente.”
(Jo 10:10). Ele está dizendo que o espírito que atua no mundo, é um ladrão, pois usurpou aquilo que Deus deu à humanidade, a autoridade sobre este mundo e os privou da árvore da vida, lhes ensinou o mal, e, portanto, roubando deles a própria capacidade de existência com mazelas e doenças no corpo, palavras de morte e maldição em suas almas, em suas bocas e em seus corações. Tudo isso gerando morte e por fim, sua destruição eterna.
Todos estavam indo para o mesmo lugar de condenação por causa do pecado. Ver Rm 5:16-19. Acredite, Deus não tem morte para dar a ninguém. Esse é o resultado da escolha de criaturas que foram criadas para ser livres porque Deus é um Deus de liberdade (Rm 8:21, 2Co 3:17, Sl 119:45). A morte é tão somente resultado de estar afastado d’Aquele que é a fonte da vida e da luz.
Portanto, Adão e Eva, os pais da humanidade não receberam o espírito da parte de Deus, mas apenas um fôlego de vida. Preste atenção no que está escrito em Gn 2:7: “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” ARA. A criação, primeiro o natural, terreno (1Co 15:47a).
Agora, a nova criação:
“E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.”
João 20:22 ARA
Essa é a nova criação (2Co 5:17), o que veio depois, pelo último Adão, o homem celestial. E, assim como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial (1Co 15:47b-49).
Certamente, pois está escrito que “Deus não dá o espírito por medida” (Jo 3:34b), ou ele dá ou não dá, conforme vimos em Jo 20:22 e Gn 2:7, respectivamente.