O firme fundamento da verdade

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
“Então Jesus disse aos judeus que haviam crido nele: — Se vocês permanecerem na minha palavra, são verdadeiramente meus discípulos, conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.”
João 8:31-32 NAA
Essas palavras de Jesus retratam as ideias que trouxemos anteriormente, no devocional “Uma questão de escolha”, porque ninguém melhor que os judeus para conhecer os oráculos de Deus, pois foi o povo ao qual Deus enviou a Lei e do qual procedem os patriarcas. E desde muito cedo, eles aprendem sobre essas coisas, de forma tradicional até os dias atuais.
Mas Jesus estava dizendo que apesar disso, eles não conheciam a verdade que os libertaria da escravidão do pecado. Como mencionado, a árvore da vida era uma tipificação de Jesus, pois a vida está nele, o Filho de Deus (1Jo 5:11). Foi comendo que Adão e Eva caíram, e Jesus nos convida a comer o pão vivo do céu e beber o sangue para ter em si a vida (Jo 6:53).
Ele está dizendo que quem tem parte com ele, tem a vida eterna que é o Espírito. Os pais da humanidade abdicaram da vida eterna pelo conhecimento do bem e do mal, uma mistura que trouxe o engano (a mulher foi enganada, 1Tm 2:14), e a partir daí, vem uma série de coisas semelhantes (pecados) para gerar a morte (Tg 1:13-15).
Porque não deram ouvidos à instrução de Deus, mas à serpente, um ser criado que estava sujeito a autoridade maior, Adão antes da mulher ser feita (1Co 11:7-8). Então, esse conhecimento não trouxe liberdade para eles, pelo contrário, eles eram livres e os que dominariam sobre toda a criação, mas se tornaram escravos.
Assim, todos os demais seres humanos receberam esse legado e os judeus estavam na mesma situação. Jesus disse: “Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado” (Jo 8:34). Foi por isso que ele disse que se eles permanecessem firmes na palavra dele que é espírito e vida (Jo 6:63b), eles se tornariam seus alunos.
Pois estariam aprendendo agora, a Verdade, alimentando-se da fonte da vida e viveriam eternamente livres. As palavras de Deus são dignas de toda confiança e sua legitimidade é tão segura que “Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão” (Mt 24:35). Disse o Senhor.