Uma questão de escolha (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
“Então o Senhor Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.”
Gênesis 2:9 NVI
“Então disse o Senhor Deus: “Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele tome também do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre”. Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.”
Gênesis 3:22, 24 NVI
Perceba a ordem que a Bíblia relata as duas árvores no meio do jardim, primeiro a árvore 🌳 da vida e em seguida, a do conhecimento do bem e do mal. No livro Os Nascidos fiz um relato detalhado acerca de alguns pontos aqui, por isso, não entrarei em pormenores; vamos nos ater a questão da escolha.
A gente já sabe que nenhum detalhe na Bíblia está posto em vão; e o que Deus queria é que o Homem, Adão e Eva (representantes da humanidade), escolhessem a vida ao invés do conhecimento do bem e do mal, sabendo ele que após conhecerem o mal, não haveria a capacidade de fazer o bem. O apóstolo Paulo discorre perfeitamente sobre isso em Rm 7.
Assim, percebemos que, ao escolher a outra árvore, a humanidade se tornaria como um dos seres espirituais, que embora conhecesse o bem e o mal não praticava o bem, mas apenas o mal, e acabou se tornando a própria personificação do mal. Ainda que conhecesse a Deus.
Pois Satanás é espírito, e certamente habitava a dimensão própria dos espíritos, até ser lançado por terra. Esse também foi o destino da humanidade em Adão, ser afastado da árvore da vida e expulso do Éden, o jardim que o próprio Deus plantou (v.8) e fez nascer belas árvores com frutos saborosos para os homens desfrutarem e na presença de Deus!
Todo aquele que se afasta da fonte doadora de vida, só lhe resta a morte. Perceba que Deus está dialogando com espíritos e diz de forma incisiva que “não se deve permitir”, esse é o bom discernimento que só quem é espiritual pode fazer:
““Posso fazer qualquer coisa que eu quiser”, mas algumas dessas coisas não são boas para mim. Mesmo que me seja permitido fazê-las, eu recusarei, se achar que elas terão um domínio sobre mim que não poderei facilmente deixar quando quiser.” 1 Coríntios 6:12 NBV-P
Deus está dizendo que aqueles seres viventes ou almas viventes não podem se apropriar do fruto da árvore da vida e viver para sempre. Ora, se Adão e Eva já tivessem espírito não viveriam eternamente, uma vez que espírito não morre? Como eles, Deus e os seres angelicais?
[CONTINUA na PARTE 2]