Sobre a parábola do banquete de casamento (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Parábola do Banquete: Um Convite Divino
“Jesus lhes falou novamente por parábolas, dizendo: “O Reino dos céus é como um rei que preparou um banquete de casamento para seu filho. Enviou seus servos aos que tinham sido convidados para o banquete, dizendo-lhes que viessem; mas eles não quiseram vir.”
Mateus 22:1-3 NVI
O Convite do Antigo Testamento: O Messias Anunciado
Essa parábola fala primeiramente sobre a primeira aliança quando através de Moisés e dos profetas, pré-anunciaram o Messias, como o caso de Isaías:
“Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição. Deem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.” Isaías 55:1-3 NVI
A Sede Espiritual e a Promessa de Jesus
Perceba se essas palavras não se assemelham às de Jesus: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7:37); “Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem dará a vocês. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação” (Jo 6:27) e “Se é do Espírito que obtemos a nossa nova vida, então devemos seguir o Espírito.” Gl 5:25 VFL. Essa nova vida é para a alma em união com o Espírito (1Co 6:17).
A Missão de Jesus: A Vontade do Pai
Jesus veio como o Messias, não para fazer a sua vontade, mas a vontade daquele que o havia enviado, Deus, o Pai e essa vontade Jesus declarou abertamente mesmo sabendo de tudo que iria passar: “E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia” (v. 39).
A Rejeição ao Convite e a Preocupação Terrena
Deus, o Pai enviou o seu Filho para tornar os homens um com ele. Mas eles não quiseram, não deram ouvidos, e cada um se voltou para sua propriedade, seu comércio e sua vida pessoal, porque eram terrenos e só se preocupavam com esse mundo e tudo que lhe diz respeito. Desde o AT foram muitas tentativas, mas eles maltrataram e mataram os profetas enviados por Deus:
- “Jerusalém, Jerusalém! Você que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe envia! Quantas vezes eu quis juntar o seu povo, como a galinha junta os pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!” Lucas 13:34 VFL
- “Foi também por esse motivo que Deus disse na sua sabedoria: “Eu lhes enviarei profetas e apóstolos. Eles matarão alguns e perseguirão outros”. Assim, esta geração pagará pela morte de todos os profetas que foram assassinados desde o princípio do mundo, desde a morte de Abel até à morte de Zacarias, que foi morto entre o altar e a casa de Deus. Assim, eu afirmo a vocês que esta geração terá que pagar por estas mortes.” Lucas 11:49-51 VFL
Abel e Zacarias: O Ciclo da Rejeição Profética
Abel e Zacarias, O primeiro e o último homem assassinados, segundo o AT hebraico; ver Gn 4:8-11 e 2Cr 24:20-25. Nota da versão. E o significado dos nomes Abel, sopro e Zacarias, Jeová lembrou. E Jesus está dando conta disso a eles, imputando-lhes a responsabilidade. Jesus o Senhor está fazendo isso.
A Chegada do Messias e a Rejeição Humana
Até que o próprio Filho veio e não o reconheceram e também, o trataram com desprezo e o mataram, porque ele veio como servo (ser humano, humilde) e não como um rei físico como eles julgavam ser as profecias interpretadas superficialmente por serem almas viventes e as palavras escritas de forma figurada escondiam as verdades espirituais dos homens naturais.
[CONTINUA na PARTE 2]