Sobre o Espírito nascido aqui no mundo (O novo Espírito) [Parte 1]
- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Natureza de Jesus e o Sofrimento pela Humanidade
Acredito que esse texto é autoexplicativo devido à escala gradativa das revelações apresentadas nos devocionais diariamente. Mas adentraremos para maior elucidação desse mistério de Deus, em Cristo Jesus, em nosso favor.
A Procedência de Jesus: Do Pai e para o Pai
Sabemos que a procedência de Jesus era de Deus:
- “Não se preocupem tanto com coisas que se estragam, como a comida, mas usem suas energias buscando o alimento que permanece para a vida eterna, o qual o Filho do Homem pode lhes dar. Pois Deus, o Pai, colocou em mim seu selo de aprovação”.” João 6:27 NVT
- “Sim, eu vim do Pai e entrei no mundo, e agora deixo o mundo e volto para o Pai”.” João 16:28 NVT
- “Jesus sabia que o Pai lhe dera autoridade sobre todas as coisas e que viera de Deus e voltaria para Deus.” João 13:3 NVT
Jesus, a Expressa Imagem de Deus
Sabemos pela mesma carta aos Hebreus que Jesus é a expressa imagem de Deus, cuja palavra charakter é usada apenas ali, em 1:3 para dizer que Jesus é a imagem expressa da natureza de Deus: “O qual, sendo o resplendor da sua glória e expressa imagem da sua pessoa” (ARC). E a palavra pessoa é hupostasis que significa essência, pessoa, substância, garantia ou prova.
Isso significa em Espírito porque Deus é Espírito (Jo 4:24) como já explicamos no devocional “As duas naturezas no Homem”, essa diferença existente na parte natural e espiritual. Assim sendo, vamos tratar do Espírito, uma vez que dúvidas podem ser levantadas sobre como Jesus pode ser Deus, o Espírito Eterno, o Eu Sou e ter nascido.
O Espírito e o Nascimento de Jesus
Espiritualmente, o sacerdócio que Cristo recebeu é segundo a ordem de Melquisedeque que semelhante ao Filho de Deus permanece eternamente e esse Melquisedeque não tem registro de pai nem mãe, nem genealogia nem princípio de dias nem fim de vida (Hb 7:3). Isso se assemelha ao espírito que não se sabe precisar sobre isso como Jesus disse a Nicodemos sobre o vento (Jo 3:8).
[CONTINUA na PARTE 2]