Temos o mesmo espírito de Jesus

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
“Sim, eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixarei o mundo e voltarei para o Pai”.
João 16:28 NBV
Eis a dificuldade em compreender a questão da adoção de filhas e filhos gerados por Deus. Como sabemos Jesus foi gerado do próprio Deus e ele mesmo afirmou como lemos acima, que veio do Pai, mas sabemos que ele foi gerado no ventre da sua mãe Maria. Parece confuso!
“E Jacó gerou José o marido de Maria, da qual foi gerado Jesus o chamado Cristo.”
Mateus 1:16 NTG
- “Andava ele a pensar nisto, quando lhe apareceu num sonho um anjo do Senhor que lhe disse: «José, descendente de David, não tenhas medo de casar com Maria, tua noiva, pois o que nela segerou foi pelo poder do Espírito Santo.” BPT09DC
“porque, o que nela está gerado é do Espírito Santo;”
Mateus 1:20b ARC
- “É pelo poder do Espírito Santo que ela está grávida.” Mateus 1:20 VFL
A palavra grega em destaque é gennaō de uma variante de genos (parente, nascido, espécie, geração, origem; que vem de ginomai: provocar a existência, gerar, vir à existência, começar a ser, resultado, mudança de estado, nascer de, origem (Gn 2:4),usado de forma literal ou figurada), gennaō significa procriar (mas especificamente referindo-se ao pai, mas por extensão, também à mãe), (figurado) regenerar, gerar, nascer, ser nascido, criar, conceber, produzir; usada em 1Jo 5:1; Jo 3:4; 16:21 A21; Gl 4:23,29; Mt 26:24; Hb 11:23; e nos escritos de João com o sentido de ser nascido de Deus ou do Espírito, em um sentido espiritual, ter recebido de Deus uma nova vida espiritual “de Deus foram gerados” (Jo 1:13); nascer, nascido(Jo 3:5,6,8; 1Jo 2:29; 3:9; 4:7; 5:1,4,18) e ser nascido de novo ou nascido do alto o que equivale a ser nascido de Deus (Jo 3:3,7).
Isso se deu de forma simultânea em seu ventre e realmente foi um milagre. Porque a semente divina era espiritual e o embrião externo feito de matéria orgânica, natural. O próprio Deus se fez carne (Jo 1:14 ginomai). Assim, o processo que dá origem a cada ser humano aconteceu, porém, não como resultado da vontade humana ou da união dos gametas feminino e masculino (Jo 1:12 serem feitos, ginomai: uma mudança de estado, condição ou passagem de um estado para outro, tornar-se, um novo caráter ou forma), e as coisas visíveis foram feitas (ginomai) das que não aparecem foram preparadas ou criadas (katartidzō).
Então o sopro de vida com sua alma específica estava presente naquele pequeno ser que viria ao mundo, mas algo ainda mais maravilhosamente assombroso que deu origem à essa vida e é a própria vida que estava ali no oculto do coração, o Espírito ou homem celestial, invisível aos olhos humanos.
Por isso, Jesus veio do Pai que é Espírito e entrou no mundo através de uma mulher, num corpo físico corpo que já havia sido predito (Hb 10:5 katartidzō: completar integralmente, unir perfeitamente, preparar, colocar em plena ordem, tornar completo, constituir. Vê também Rm 9:22; Hb 11:3 acima). A forma legal para se habitar nesse mundo, uma alma vivente (alma vivendo num corpo físico, material). Deus criou os mundos com suas próprias leis que os regem.
Conosco, acontece essa parte natural por adoção porque todos nós já estamos neste mundo quando recebemos Jesus Cristo. Esse espírito adota a parte humana por assim dizer, porque foi isso que Jesus veio fazer, dar-nos vida (Jo 10:10); para que o corpo seja templo do Espírito Santo e assim começa o processo de regeneração: metanoia (alma) e santificação (corpo) para preparar para uma nova existência ou criação.
O espírito que d’Ele veio é santo e por isso, pode se unir ao Espírito Santo e ser um só Espírito (1Co 6:17), e o sangue de Jesus nos purifica (presente contínuo) de todo pecado (1Jo 1:7). Porque se afirmarmos que estamos sem pecado, só estamos nos enganando e não agimos com a verdade. (v.8) E se não agimos com a verdade como pode o Espírito Santo que é a Verdade ajudar-nos? Que testemunho Ele pode dar?
“Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher e sob a lei. Assim o fez para resgatar a nós que estávamos sob a lei, a fim de nos adotar como seus filhos. E, porque nós somos seus filhos, Deus enviou ao nosso coração o Espírito de seu Filho, e por meio dele clamamos: “Aba, Pai”. Agora você já não é escravo, mas filho de Deus. E, uma vez que é filho, Deus o tornou herdeiro dele.”
Gálatas 4:4-7 NVT
Vimos isso em Jo 20:22, eles foram os primeiros novos nascidos. “Nós viemos de Deus,” Disse o apóstolo João 1Jo 4:6 NVI
Quando uma criança já nasceu neste mundo não tem como voltar para o ventre da sua mãe e tornar a nascer (Jo 3:4). Assim, se ela for órfã (Jo 14:17) para ter pai e mãe tem que ser adotada, assim nós fomos adotados por Deus quando fomos resgatados por Jesus Cristo e o recebemos enquanto naturais.
Pois era isso que todos éramos, órfãos, devido à queda e o espírito de escravidão e medo que se apossou do coração dos homens. Perceba, Adão e Eva não eram filhos, mas criaturas de Deus, eles foram feitos, criados, portanto não têm genealogia. Porque não foram gerados. Eles são os nossos pais de origem humana, mas não de Deus. Por isso, para que Deus fosse nosso Pai era necessário algo impossível para toda a raça humana, nascer de Deus!
Em outras palavras, Deus amou aqueles que estavam mortos em transgressões e pecados (Ef 2:1), sujos e maltratados e que nada valia, pagou o preço do resgate com o sangue do seu Filho Unigênito (Ef 1:5-7), lhes lavou com água pura (Ez 36:25; Ef 5:26) da palavra. Tudo isso foi feito enquanto éramos pecadores.
Logo, é justamente essa parte nascida no mundo, dos pais terrenos ou seja, a união entre alma e corpo que chamamos pessoa natural que é prisioneira do pecado por causa de Adão; mas não estamos mais devedores dessa parte para sermos sujeitos à ela. Conforme Rm 8:13. Porque aquele que rompeu com o pecado nos libertou para receber a nova vida:
“Uma vez que Cristo padeceu fisicamente por nós, também devem estar dispostos a sofrer, porque aquele que sofreu no seu corpo, rompeu com o pecado.”
1 Pedro 4:1 OL
Ela que foi adotada por Deus e porque um filho adotado também é filho, Ele mesmo nos deu o espírito da mesma espécie do Seu Filho, pois ele é a semente incorruptível que nos gerou pela palavra. Isso para que tivéssemos a mesma natureza eterna (1Co 2:12; Ez 36:26) ele distribuiu sua glória (Rm 8:30), repartindo conosco o Espírito Santo (Ez 36:27; 2Co 1:22; Lucas 11:22), o selo como garantia de que o invasor jamais lhes tomaria novamente (a alma cativa), e, este também é quem nos ensina e nos guia em toda a verdade (Jo 14:16-26).
Agora, seu Filho Jesus Cristo é o primogênito de muitos irmãos e estes, somos nós. (Rm 8:29; Ef 1:5-6; Hb 1:6,2:10-14). Filhos gerados para o louvor da sua glória como Pai dos espíritos (Hb 12:9).
Bem verdade que Deus poderia ter nos comprado e nos ter como escravos. Mas porque ele é rico em graça e com amor que nos amou nos tornou seus filhos. Eis porque Jesus disse que bom de verdade só tem um, Deus.
Se isso não for motivo de gratidão eterna, nada será!