40 dias por 40 anos

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
Descubra o poder da transformação! Neste estudo bíblico “40 dias por 40 anos“, exploraremos o contraste entre os 40 anos de provação e rebelião do povo de Israel no deserto e os 40 dias de vitória de Jesus sobre a tentação. Entenda como vencer as provações, viver pela fé e experimentar a troca divina que nos leva à salvação contínua, o crescimento espiritual. Prepare-se para uma jornada de aprendizado e renovação espiritual!
Continue no estudo bíblico “40 dias por 40 anos” para aprofundar seu entendimento:
A Rebelião no Deserto e a Provação Divina
“não endureçam o coração como foi na rebelião, no dia da tentação no deserto, onde os pais de vocês me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras durante quarenta anos.”
Hebreus 3:8-9 NAA
Jesus no Deserto: Tentação e Vitória
- Durante a LIVE Segundo o Espírito da Verdade do Evangelho (abaixo), o estudo bíblico também foi aprofundado por meio de Mateus 4, citado aqui para acompanhamento:
“Em seguida, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo Diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou‑se dele e disse: ― Se és o Filho de Deus, ordena que estas pedras se transformem em pães. Jesus respondeu: ― Está escrito: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Então, o Diabo o levou à cidade santa, colocou‑o na parte mais alta do templo e lhe disse: ― Se és o Filho de Deus, joga‑te daqui para baixo. Pois está escrito: “Ele dará ordem aos anjos dele a seu respeito; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra”. Jesus respondeu: ― Também está escrito: “Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus”. Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou‑lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. Ele disse: ― Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe disse: ― Retire‑se, Satanás! Pois está escrito: “Adore ao Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto”. Assim, o Diabo o deixou, e imediatamente os anjos vieram e o serviram.”
Mateus 4:1-11
A Tentação do Corpo
“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo Diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome.” Lc 4:1-2 NVI, Essa foi a tentação do corpo.
A Troca Divina: Jesus Vence a Tentação
A troca divina perfeita e eficaz para sempre. O nosso Senhor Jesus Cristo venceu os três tipos de tentação: no corpo, quando teve fome; na alma com as concupiscências dos olhos, da carne e ostentação das riquezas!
O Reino de Satanás e a Resposta de Jesus
“O Diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E lhe disse: “Eu te darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. Então, se me adorares, tudo será teu”.”
Lucas 4:5-7 NVI
O pai da mentira fazendo o melhor que sabe fazer, mas sem sucesso. Isso não foi lhe dado, ele usurpou do primeiro Adão, por meios extremamente desonestos, o ladrão (Jo 10:10). Mas Jesus respondeu com a palavra de Deus. Ele estava nos ensinando a combater o mal pela raiz, o bom combate da fé com as armas espirituais! Onde estiver o teu tesouro, ali estará o seu coração (Mt 6:21). Hoje sabemos que a verdadeira adoração vem do espírito e não da alma que se corrompe por desejos enganosos, como esses, do mundo! (2Pe 1:4).
A Tentação no Templo e a Proteção Divina
E no Espírito:
“O Diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: “Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: “ ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, para o guardarem; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”.”
Lucas 4:9-11
Jesus: O Único Unigênito e a Vitória sobre o Mal
Apesar dos homens naturais não serem espirituais e não poderem acessar perfeitamente essa dimensão, eles tentavam e Jesus era até então o Único do tipo de Deus, o Unigênito. Os anjos são espíritos ministradores para os salvos (Hb 1:14). Jesus venceu 40 anos dos israelitas no deserto em 40 dias, enfrentando o Diabo, o sedutor das nações (Ap 12:9). Ele queria um páreo, ele teve!
Getsêmani: A Carne Versus o Espírito
Assim como no monte das Oliveiras o jardim do Getsêmani era o próprio Deus que se fez carne, em semelhança de homem para vencer a tentação que o primeiro Adão não conseguiu. Nem Moisés e os israelitas. Vemos o contraste dos seres humanos (almas viventes), versus o ser espiritual, ou seja, enquanto os discípulos não conseguiram sequer permanecer acordados por uma hora, debaixo do peso da opressão do maligno. Jesus sozinho, venceu aquela etapa e seguiu para a próxima, ainda mais dura, a morte de cruz. Ele sabia tudo que teria que enfrentar, pois sobre ele estava escrito nos Salmos e profetas sobre as angústias que sua alma teria que padecer e muito, como ele mesmo disse Mt 16:21.
O Amor e a Justiça Divina na Salvação
Isso mostra o grande amor com que Deus nos amou, ainda quando éramos pecadores (Rm 5:8). E, ao passo que vamos nos tornando conscientes desse amor e dessa justiça pela fé, vamos alcançando cada vez mais a salvação das nossas almas. (1Pe 1:9). Esse é o objetivo pelo qual Jesus Cristo foi oferecido (o Cordeiro Santo), pelo próprio Deus como oferta em favor de nós (1Pe 1:19-20). Pois sozinhos, nunca seríamos capazes!
Vivendo pela Fé no Espírito
Então, a vida aqui nesse mundo, nesse corpo deve ser vivida na mesma fé, pelo único Espírito, do Filho de Deus (1Co 12:13; Ef 4:3-5)🙌🏻🕊️✨. Porque somos filhos! (1Jo 3:1). Alguém ainda tem dúvida da eficácia da obra de Cristo Jesus?