Testemunhas reais eternamente (Parte 3)
- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
Os espíritos do mundo e a dispersão das almas
Daí, Jesus diz o que João nos escreveu, citado acima: “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.” (v.23). De maneira diferente, ele está falando a mesma coisa que João, ou seja, os espíritos do mundo são os que conduzem ou guiam as almas, desde o Gênesis, através do engano ou erro, dispersando ou espalhando e afastando-as cada vez mais de Deus.
O ódio ao Pai e ao Filho e a rejeição do Espírito da Verdade
E foi por isso, que Jesus disse que seu próprio povo odiaram ao Pai e a ele (Jo 15:23-24), pois não conheciam a Deus (Jo 8:55), e que por isso também, o mundo não pode receber o Espírito da Verdade porque não o conhece (Jo 14:17). É sobre isso que João está falando em suas epístolas acerca do anticristo, e tais espíritos que agora podem ser nomeados assim, pois são eles que fazem oposição à Salvação das almas. E quem é a Salvação, senão Jesus Cristo o Filho de Deus?
Os Espíritos Como Espinhos na Carne e a Obra de Cristo
São esses espíritos os “espinhos” na carne; a diferença é a forma de atuação nos homens. Por isso, o apóstolo Paulo diz que o corpo está morto por causa do pecado que está na carne, mas o espírito está vivo ou o Espírito é vida por causa da justiça. Em outras palavras, por causa da obra de Cristo Jesus em favor dos homens pecadores, que condenou o pecado na carne, pregando-a na cruz, em nosso lugar para nos dar do Seu Espírito.
O Espírito Recebido de Cristo versus o espírito do mundo
O Espírito que recebemos, como está escrito nos textos citados, não é o mesmo que os homens receberam no mundo, de forma invasiva como posseiros daqueles corpos sob escravidão das almas, no erro. Esse erro é o que a Bíblia chama de errar o alvo ou pecado. Logo, esse espírito é de morte e trevas e, portanto, contrário ao que Cristo nos deu.
A Pertença a Cristo e o Testemunho do Espírito
Portanto, quem não tem esse espírito humano recebido do Filho do Homem, o Filho de Deus, não lhe pertence, e obviamente, pertence ao Maligno (1Jo 5:19), por isso está morto para Deus. Assim, está escrito que o próprio Espírito testifica ao nosso espírito (recebido de Cristo), que somos filhos de Deus. As letras maiúscula e minúscula aqui, representam Deus e os homens em Cristo, respectivamente.
[CONTINUA na PARTE 4]