Vasos cheios de ira ou de misericórdia (Parte 3)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
Então, perceba que o homem natural é como um vaso de couro que é oco, pois não era possível que Deus tivesse feito algo que autodestruiria-se, em toda a sua estrutura. Pois de antemão ele viu que os Cabeças da humanidade cairiam, e com eles toda a sua posteridade.
Em Rm 9:22 aqueles que foram devidamente adequados a receberem a destruição como destino final, foi por suas vontades ou daquele que era o seu guia (”desprendendo-os assim dos laços com que o Diabo os prende e os sujeita à sua vontade.“ 2 Timóteo 2:26 OL). Essas almas se identificaram mais com as trevas do que com a luz, ao ponto de venerá-las e rejeitar a luz (Jo 3:19). Jesus usou a palavra agapao (amar, amor), indicando o nível de servidão.
E o termo usado para perdição ou destruição é o mesmo encontrado em 2Ts 2:3 para o “filho da perdição”; E em Ap 17:8,11 onde fala da besta que irá para a destruição eterna, também. Sendo assim, essas pessoas se encherão das coisas desse mundo de trevas, gerando coisas dessa natureza dentro delas mesmas e rejeitando a verdade que poderia salvá-los (2Ts 2:10).
Por isso, o apóstolo Paulo recomenda que venhamos nos encher do Espírito (Ef 5:18), pois agora, somos vasos de misericórdia, através de Cristo Jesus que nos deu do seu Espírito (Gl 4:6) e nos tornou um com ele (1Co 6:17), assim como ele e o Pai são um (Jo 10:30; 17:11). Mas quem não tem esse mesmo espírito não pertence a Cristo (Rm 8:9). E esse Espírito não murmura entre os dentes o nome do Pai, pelo contrário, o Espírito da Verdade é o selo da procedência (Jo 6:27; 1Co 2:12) e clama, em alto e bom som, Aba, Pai! (Rm 8:15; Gl 4:6 BLT, NTLH).
Assim, essa condição terrível foi o que aconteceu desde o Gênesis com o primogênito de Adão e Eva, que veio a ser o primeiro homicida, Caim, o qual o Apóstolo João diz que pertencia ao Maligno (1Jo 3:12) e por isso, matou o seu irmão; mas Jesus disse que o Diabo foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois é o pai da mentira (Jo 8:44). Não foi Caim?
O que Jesus está afirmando é que o guia da alma é um espírito que a domina por força e violência e muitos jogos de engano. Certamente que alguns são mais suscetíveis que outros devido à peculiaridades de personalidade de cada alma, em termos de afinidades. Porém, todos sem exceção pecaram e carecem da glória de Deus. Leia Rm 3:10-18,23.
Assim, como Caim, que no início ainda não existia todos os pecados que foram sendo descobertos com o passar do tempo. Ele ouviu do próprio Deus que o pecado estava à sua porta, mas cabia a ele dominar ao seu desejo. Agora, o desejo do pecado era parte de Caim e estava destilando, latejando em sua carne e essa versão traz no rodapé “pronto pra atacar você como um demônio”. Isso por causa da palavra hebraica.
(…)