A fraqueza da carne e o poder do Espírito (Parte 6)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
Em “A Fraqueza da Carne e o Poder do Espírito (Parte 6)“, mergulhamos na promessa libertadora de Deus: a destruição do domínio do pecado em nossas vidas. Assim, através de diversas traduções bíblicas, exploramos como o sacrifício de Jesus Cristo quebrou as garras do pecado, um tema central em Romanos 6:6. Então, desvendaremos a dualidade entre nossa natureza carnal e o poder do Espírito, como revelado em Colossenses 2:23, analisando as nuances das palavras “fraca” (astheneō) e “semelhança” (homoiōma). Por conseguinte, investigaremos também a obediência de Jesus, à luz de Isaías 42:19-20, e o profundo significado da palavra hebraica “shamar” (guardar). Prepare-se para um estudo transformador sobre a vitória sobre o pecado e a capacitação do Espírito Santo em nós.
Continue no estudo bíblico “A fraqueza da carne e o poder do Espírito (Parte 6)” para aprofundar seu entendimento:
A Destruição do Domínio do Pecado em Nós
E as que trazem uma outra forma de falar essa mesma coisa:
- ”Não estamos a salvo das garras do pecado só pelo fato de conhecermos os mandamentos de Deus, pois não podemos guardá-los, mas Deus pôs em ação um plano diferente a fim de nos salvar. Ele enviou seu próprio Filho, em corpo humano como o nosso, a fim de destruir o controle do pecado sobre nós, dando-se a si mesmo como sacrifício por nossos pecados.“ NBV-P;
- ”O que a lei não poderia fazer, pois era incapaz, por causa da nossa natureza pecadora, Deus foi capaz de fazer! Ao enviar o seu Filho na forma humana, Deus enfrentou todo o problema do pecado e destruiu o seu poder em nossa natureza humana pecadora.“ BLT;
- ”De facto, Deus fez aquilo que a Lei de Moisés não podia fazer, por causa da fraqueza humana. Deus condenou o pecado na natureza humana ao enviar o seu Filho que veio com uma natureza semelhante à do homem pecador. Deste modo condenou o pecado” BPT09DC.
Romanos 6:6 e a Perda do Domínio da Carne
Essa palavra está de acordo com o que está escrito em Rm 6:6 que é sobre a perda do domínio da carne sobre nós “o corpo do pecado seja deixado sem poder” (NVI); “para que o pecado não tivesse mais poder sobre nossa vida” (NVT); “eu pecador fosse morto” (NTLH); “tudo aquilo que em nós servia de alimento ao pecado” (OL); “amante do pecado, não está mais sob o controle do pecado” (NBV). E também Rm 8:9, 13; bem como em Cl 2:23 mostra essa dualidade das naturezas:
A Dualidade das Naturezas em Colossenses 2:23
“Podem até parecer sábias, pois exigem devoção, abnegação e rigorosa disciplina física, mas em nada contribuem para vencer os desejos da natureza pecaminosa.” NVT. Físico x natureza pecaminosa. Um é natural e o outro espiritual (o que foi depositado na matéria orgânica quando Adão comeu aquele fruto).
Análise de “Fraca” e “Semelhança” no Contexto
A palavra para “fraca” é astheneō de asthenēs (citado anteriormente sobre o Getsêmani); e “semelhança” é homoiōma que é substantivo de homoioō também já citado. Assim, vemos que humanamente falando Jesus não estava isento de ser afligido em sua natureza humana, porém, ele era conforme descrito em Is 42:19-20 ARC:
“Quem é cego, senão o meu servo ou surdo como o meu mensageiro, a quem envio? E quem é cego como o galardoado e cego, como o servo do Senhor? Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; ainda que tenha os ouvidos abertos, nada ouve.”
O Significado de “Guardar” (שָׁמַר – shamar) em Hebraico
Cuja palavra hebraica para “guardar” é sämar: raiz primitiva (propriamente) cercar (como com espinhos), andar apercebido, espionar, cuidar, observar, ter cuidado, vigiar, cuidar; a palavra também significa prestar cuidadosa atenção; também, manter ou observar alguma coisa com determinado propósito, e é seguida por outro verbo indicando o propósito ou maneira, como:
[CONTINUA: A fraqueza da carne e o poder do Espírito (Parte 7)]