A nova ordem não é desse mundo (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
Um único Espírito
“E com isso soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo”
João 20:22
Porque eles puderam receber um espírito diferente que o mundo não pode porque não o conhece? Porque eles estavam limpos pela palavra personificada que é Jesus (Jo 13:10; 15:3). Que tipo de espírito? O Espírito da Verdade (Jo 14:17). Isso significa que há muitos espíritos no mundo que se passam por deuses ou ídolos, só que o ídolo não é nada, senão obra das mãos do artista (1Co 8:4b,5; 10:19b,20). E ainda do que se autodenominou “Legião porque somos muitos” (Mc 5:9). Mas só um é o verdadeiro que procede de Deus (1Co 8:6; 12:12-13). E testifica da verdade (Jo 17:17).
“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Eles vêm do mundo. Por isso, o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve. Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.”
(1 João 4:1,5-6).
A religiosidade deu muita ênfase à forma em prejuízo da essência. As palavras ou termos não deveriam ser motivo de discórdia, mas o meio para o entendimento. De qualquer modo, a palavra espírito santo significa o tipo de espírito, aquele procedente de Deus. Personificar para designar o Espírito do Deus vivo é louvável, mas fechar o entendimento para a essência do que representa, não é.
O que o apóstolo João nos diz, em suma é que após Jesus Cristo, o mundo está dividido entre o Seu Espírito e o espírito que trouxe o erro (pecado), através da queda dos pais da humanidade, pois é a serpente (Ap 12:9-10) e também a condenação, porque o mesmo que seduz as nações, o Diabo (Ap 20:3,8,10), tendo alcançado seu objetivo vem com a condenação. Foi assim desde o princípio do mundo.
Por isso, Jesus disse àqueles que buscavam matá-lo: ““Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.” (Jo 8:44)
Agora, perceba que Jesus estava falando com seus conterrâneos na carne, ou seja, a raça humana da qual ele veio em seu nascimento físico (Rm 9:5). Assim, como ele falando a Pedro repreendeu Satanás que estava usando a boca do Seu discípulo, em outra ocasião.
Ele também disse: “Pois da mesma forma que o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo” (Jo 5:26). Estava se referindo ao espírito que é a vida eterna. O Espírito do Deus vivo e não do deus dessa era que cegou o entendimento dos descrentes, para não verem a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (2Co 4:4), o espírito das trevas, morto.
Mas se espírito não morre?
É exatamente o ponto crucial para a revelação da verdade. Quando Jesus soprou o Espírito dele nos seus discípulos estava remontando à Gênesis 2:7: “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.”
”Ora, “Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.” (1Co 15:44b-45). Espírito que dá vida? Isso não parece contrário à ordem natural desse mundo?
(…)