A nova ordem não é desse mundo (Parte 3)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
A batalha dos dois reinos
“Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira”
Efésios 2:1-3
Provavelmente um dos argumentos satânicos mais bem difundidos pelo mundo e os seus pensadores é o de que o inferno é aqui nesse mundo. Isso é para obscurecer o entendimento dos que estão cativos (as almas ainda não salvas), das trevas. Assim elas não teriam salvação, como supracitado e em 2Co 4:4 citado anteriormente.
Bem, temos um engano clássico! Pois, o inferno está localizado em algum lugar não visível conhecido como hades ou mundo dos mortos, e certamente não é na habitação de Deus. Bem, provável o próprio abismo causado pela queda do maligno e seus anjos. Mas isso é uma outra história para outro momento. Outra, vertente desse engodo é sobre esse mundo, pelo caos em que se encontra toda a humanidade, mas não chega perto do tormento do inferno, pela descrição dada pelo nosso Senhor em Lc 16:19-31.
Além, do que o próprio Espírito Santo está aqui, nessa dispensação até o tempo devido, determinado por sua vontade. E como está descrito no texto acima, de Efésios, é que as almas acham que são livres e estão fazendo as suas vontades, mas na verdade estão sendo guiadas pelo espírito atuante no mundo e todos nós (incluindo o apóstolo Paulo que escreveu), estava nesse meio. Porque é na carne, mas precisamente no sangue que alimenta a vida da matéria do corpo que foi corrompido quando o espírito invasor se apoderou daquela casa (o corpo humano), desde a queda do homem. Por isso, o mesmo, Paulo fala que só o espírito do homem que nele está conhece os seus pensamentos (1Co 2:11). E adivinha onde estão os pensamentos? Na alma. Por isso, o verso 3 diz que por natureza éramos dignos da ira, a natureza pecaminosa, cujo termo carne pode ser substituído.
Portanto, é a batalha dos espíritos pelas almas, mas Jesus disse: “Eu venci o mundo” (Jo 16:33). Ele estava dizendo que ele venceu aquele que domina o mundo, porque ele é maior. As escrituras mostram esse embate e a superioridade de Cristo sobre Satanás e os demônios, bem como suas obras. Em quem temos crido? Não podemos esquecer que, enquanto o primeiro homem terreno, caiu na sedução da serpente que é o Diabo ou Satanás (Ap 20:2), estando no paraíso, onde bem nenhum faltava. O segundo homem espiritual venceu o nosso adversário no deserto, onde não tem nada e por 40 dias nada comeu nem bebeu, sendo tentado pelo maligno e seus demônios (as feras descritas em Mc 1:13), cuja palavra grega é a mesma para a besta que lutará contra as duas testemunhas de Deus na Tribulação (Ap 11:7) e também sobre a besta que tinha os nomes de blasfêmias (Ap 13:1) e da qual deriva outra palavra usada pelo apóstolo Paulo em 1Co 15:32, ele fala que como homem lutou com feras em Éfeso; e sabemos por ele mesmo que a verdadeira luta não é contra os seres humanos, mas contra os espíritos dominadores do mundo dessa treva; conforme o grego.
Assim, a questão que o poder das trevas tem tentado encobrir é bem simples, Deus não deu o espírito que está no homem e que habita ali por usurpação, pois se estabeleceu por força desde o princípio, e a palavra grega para habitação vem de um termo usado para a habitação do Espírito Santo em nós, cristãos em Rm 8 e 1Co 3:16, bem como o pecado ou propensão pecaminosa residente no homem, em Rm 7. Ao passo que seu derivado, Jesus usou para falar de espíritos imundos habitando nos seres humanos, os quais ele estava expulsando pelo poder do Espírito Santo em Mt 12:45 e Lc 11:24. Então, de forma simples, o Criador que é onisciente fez os seres humanos corpo e alma, cuja vida é sustentada pelo fôlego de vida. Deixando claro que Satanás é pai por analogia, porque são espíritos que estão governando essas almas e porque fazem a sua vontade que são suas obras.
“Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas” (Lc 11:35)
Em outras palavras, vejam que o espírito que há em ti não seja o das trevas. Sobre as obras das trevas também está escrito: “e será como veneno de cobra em seu interior.” (Jó 20:14)
Por isso, Jesus disse que não têm vida em si mesmos e assim morreriam em seus pecados se não cressem no Eu Sou (Jo 8:24). Pois se tirar o fôlego de vida o corpo morre e a sua alma se perderá no inferno e é isso que Satanás quer. Ele é o espírito morto ou da morte e das trevas, pois sua condenação já está declarada e o prazo para esta sentença ser executada está em curso e Deus não voltará atrás (Jo 16:11). Isso significa que Satanás e seus anjos estão afastados da fonte de vida e luz, eternamente.