A mudança de ordem e o jejum (Parte 4)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
Bem-vindo à Parte 4 do nosso estudo “A Mudança de Ordem e o Jejum”! Nesta jornada, vamos explorar a profunda conexão entre a unção profética, a nova criação em Cristo Jesus e a quebras da barreiras que nos separam de Deus e uns dos outros. Logo, mergulharemos nas Escrituras, desvendando passagens em Ezequiel, Salmos, Hebreus e Efésios, para compreender como a unção com óleo simboliza a obra transformadora do Messias em nossas vidas.
Então, analisaremos o significado da palavra “aleiphō” e como ela se relaciona tanto com a cobertura de nossas falhas quanto com a edificação sobre a verdade. Através da análise de profecias e da revelação do Novo Testamento, entenderemos como Jesus Cristo derruba o “muro da inimizade” mencionado em Efésios 2, promovendo a reconciliação e a paz. Assim, prepare-se para descobrir a diferença entre a verdadeira edificação e os enganos dos falsos construtores, e como podemos construir nossas vidas sobre um fundamento sólido e eterno.
Continue no estudo bíblico “A mudança de ordem e o jejum (Parte 4)” para aprofundar seu entendimento:
A Unção Profética e a Nova Criação em Cristo
Outra passagem que fala ainda claramente sobre as almas viventes e a obra do Messias que estava por vir:
”Então te lavei com água, limpei o teu sangue e te ungi com óleo.“ Ezequiel 16:9 A21
A unção de Sl 45:7 é interpretada em Hb 1:9 como profética sobre a unção do Salvador; bem como a palavra Cristo se origina de chriō, ungir, equivalente a Messias; assim como os cristãos como ungidos ou consagrados pelo dom do Espírito Santo com o uso da palavra chrisma que vem também de chriō, usada em 2Co 1:21 ”Mas aquele que nos confirma juntamente com vocês em Cristo e que nos ungiu é Deus,“ (NAA).
Então temos aleiphō na profecia acerca do novo nascido, a nova criação em Cristo Jesus:
”Que as suas vestes sejam sempre brancas, e que nunca falte óleo sobre a sua cabeça.“ Eclesiastes 9:8 NAA
Bem como em outras também é encontrada no AT como prefigurando o que viria a ser o pão vivo que desceu do céu, o verdadeiro alimento que não se estraga, cujo selo é procedente de Deus (Jo 6:27), a vida verdadeira e eterna:
”o vinho, que alegra o coração, o azeite, que lhe dá brilho ao rosto, e o pão, que lhe sustém as forças.“ Salmos 104:15 NAA
Aleiphō: Cobrir a Falha ou Edificar sobre a Verdade?
Ainda com relação à mesma palavra aleiphō como cobrir, esfregar, lambuzar:
”Porque estes homens perversos enganam o meu povo, dizendo: ‘Deus mandará paz, enfim!’ Quando não é nada disso que está nos meus planos! É como se o meu povo estivesse a levantar um muro de lama seca e todos esses profetas se pusessem a elogiá-lo, rebocando-o com cal! Diz a esses maus construtores que o muro deles não poderá aguentar; uma forte pancada de chuva deitará tudo ao chão; uma grande saraivada e ventos tempestuosos deitarão tudo abaixo. E quando esses muros se desfizerem, o povo gritará e chorará: ‘Porque é que não nos avisaram que esta matéria não era boa? Porque é que ainda se puseram a rebocar tudo e a cobrir a nossa falha? Sim, podem ter a certeza que o muro cairá!’“ Ezequiel 13:10-12 OL
Derrubando o Muro da Inimizade em Efésios 2
Perceba que existe um paralelo sobre a matéria do do muro, o qual o apóstolo Paulo chama de inimizade e está escrito:
”Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando no seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem e, assim, estabelecer a paz e reconciliar com Deus os dois em um só corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade.“ Efésios 2:14-16 NVI
A Edificação Verdadeira e a Advertência aos Falsos Construtores
O qual é o corpo humano feito do pó da terra, cujos bajuladores mentem e enganam para que as pessoas não conheçam a verdade; contrário ao que declara o Apóstolo em 1Ts 2:3-7, onde ele utiliza a figura da mãe no cuidado e amor por seus filhos. Além do que, em relação aos falsos construtores, bem como o que está sendo edificado, de acordo com 1Co 3:9-17:
[CONTINUA: A mudança de ordem e o jejum (Parte 5)]