Desvendando a parábola do semeador (Parte 2)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Rejeição à Palavra e a Consciência de Jesus
Jesus conhecia o que viria e disse que eles, os discípulos já estavam dentro do seu Reino, “Mas alguns de vocês não creem em mim”. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quem não acreditava nele e quem iria traí-lo.” Jo 6:64 NVT; “assim como Judas era um diabo!” (Jo 6:70), portanto iria para a perdição, como o Senhor declarou em sua oração (Jo 17:12). Assim, na parábola do semeador, em questão, o Senhor Jesus mostra tais diferenças; porque é necessário ter ouvidos para ouvir as palavras de vida eterna. O mundo está sendo conduzido para a morte eterna (Rm 5:18; Jo 3:18).
A Semente à Beira do Caminho e a Ação do Maligno
“― Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador: Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado em seu coração. Esse é o caso da semente que caiu à beira do caminho.” (v. 18,19)
Essa pessoa (alma) quase recebeu como o caso do rei Agripa que ouvia atentamente o discurso de Paulo, quando Festo o interrompeu em alta voz dizendo que ele estava louco (At 26:24). Ora, para que o Maligno arranque a semente semeada no coração (como um tipo de solo próprio), é porque ali naquela casa, habita um espírito das trevas sob o comando do seu líder (Ef 2:2), pois o coração é a referência ao lugar mais profundo do ser humano. Como dizem no mundo, “O coração humano é terra que ninguém pisa”. Será? Mais um engano muito bem engendrado pelo espírito do mundo, o espírito do homem que nele está (1Co 2:11a, 12a NVI). Vejamos:
O Espírito do Homem e o Espírito de Deus
Segundo a carta do apóstolo Paulo 1Co 2:11a: “Quanto ao ser humano, somente o espírito que está nele é que conhece tudo a respeito dele.” (NTLH). Sendo assim, o espírito humano ou do homem que nele está, ou procede do mundo ou de Deus, não tem um meio termo. “Deus deu-nos o seu Espírito, e não o espírito característico deste mundo, para nos revelar as dádivas que ele graciosamente nos concede.” (v.12 OL).
E o que Jesus está dizendo é que o Maligno (espírito maligno) arranca, porque não procede dele, que é escuridão, pelo contrário, é luz. No evangelho de Marcos Jesus cita Satanás (4:15), porque é o chefe dos demais (Mt 12:24; Jo 14:30; 2Co 4:4; Ef 2:2).
A Loucura da Palavra e a Arrogância do Mundo
Por isso, a pessoa não entende e aquilo não passa de loucura para ela (1Co 2:14), como alegou Festo e conforme está escrito em 1Co 1:18-23. É por isso, que Jesus disse que a semente caiu à beira do caminho, perceba como no caso citado, de Agripa, uma interrupção foi o suficiente para o maligno mostrar que por meio da arrogância, ali no caso, aquela casa tinha um dono o qual “dava” a alma o que ela queria para estar sempre cheia, inchada em troca da sua devoção. O que seria isso, senão o que o Maligno ofereceu a Jesus no momento da sua tentação? (Mt 4:8,9), especialmente como está escrito em Lucas: “e disse: — Eu lhe darei todo este poder e toda esta riqueza, pois tudo isto me foi dado, e posso dar a quem eu quiser.” 4:6 NTLH ou como está no grego: “e disse a ele o diabo: A ti darei toda esta autoridade e a glória deles, porque a mim foi entregue e a quem eu quiser dou a mesma;”.
O Único Caminho e a Escuridão do Mundo
Só existe um caminho para o Pai que é Deus, e este é Jesus, o Filho, pois no mundo há muitos espíritos e muitos senhores e deuses ou ídolos, mas há apenas um único Espírito doador de vida que é o Espírito de Deus (1Co 8:4-6; 12:4-13). Como no caso do gadareno que tinha dentro dele uma legião de espíritos e o seu estado era tão terrível e nada tinha de vida. As pessoas do mundo que ainda estão fora do Reino de Deus (Mc 4:11), estão nas trevas sob o controle do Maligno. Como poderão produzir coisas boas? (Mt 12:34-35).
[CONTINUA na PARTE 3]
