O bom e o mau servo (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
O Medo e a Desobediência
“Tive medo, porque és um homem severo. Tiras o que não puseste e colhes o que não semeaste’. “O seu senhor respondeu: ‘Eu o julgarei pelas suas próprias palavras, servo mau! Você sabia que sou homem severo, que tiro o que não pus e colho o que não semeei.”
Lucas 19:21-22 NVI
Parábolas e a Mensagem Central
Essas palavras fazem parte das parábolas de Mt 25:14-30 e em Lc 19:11-27, embora o emprego do tipo de moeda seja diferente, mas se trata da mesma mensagem. Esse espírito de orfandade e medo não procede de Deus, mas é o resultado da desobediência dos pais da humanidade. Sobre esse espírito que está escrito em Rm 8:15, na verdade sobre os dois; um de temor e escravidão e o outro de filiação que tornará a alma unida a Deus eternamente.
O Eco do Medo de Adão
Por isso, esse servo da parábola do Senhor inicia sua fala da mesma forma que Adão após a Queda: “Tive medo”. “Ele respondeu: “Ouvi que estavas andando pelo jardim e me escondi. Tive medo, pois eu estava nu”.” Gn 3:10 NVT.
Sementes e Escolhas Divinas
Como já dissemos no devocional “Quem pode separar perfeitamente o bem e o mal?” Deus não semeia sementes ruins e inúteis, mas deixa que suas criaturas escolham o curso de suas vidas. Perceba as palavras do servo: “Tira o que não puseste e colhe o que não semeaste”.
A Revelação do Espírito e a Vinda de Cristo
De forma humana isso parece cruel. Mas pela mente do Espírito, não! Assim como Jesus disse em Ap 16:15: “Eis que venho como ladrão!” De maneira nenhuma o Senhor é injusto ou cruel. O que precisamos é ter o mesmo Espírito para receber a luz da sua revelação, daquilo que está oculto.
O Servo e a Vinda Repentina
Jesus está dizendo que assim como um ladrão vem de repente, de modo que ninguém sabe, assim será com ele (Mt 24:36, 43-44). Agora, com relação às parábolas do servo em questão, trata-se do que Jesus disse aos fariseus em outra ocasião:
[CONTINUA na PARTE 2]