O poder do Espírito dessa união (Parte 1)
- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A união restaurada: A paz que destrói a barreira
Perceba as camadas dessa mensagem. Tanto está se referindo aos judeus e gentios (os povos), de uma forma geral como às coisas mais profundas que foram rompidas desde o Éden, no princípio da criação. Quando as almas se achando sábias se tornaram loucas ao darem ouvidos à serpente ao invés do Criador que os fez.
O fruto da desobediência: Escravidão do espírito das trevas
Como sabemos hoje, Deus é Espírito e, portanto, os homens ao comerem daquele fruto o resultado da sua escolha, a mistura nociva entre o bem e o mal, tornaram-se escravos do espírito das trevas e, consequentemente inimigos de Deus, pois passaram a praticar toda sorte de impurezas (Rm 1:23-32).
Em suma, as almas trouxeram sobre si, trevas e o Espírito de Deus é luz, como Jesus disse: “a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz. Quem pratica o mal, odeia a luz e não se aproxima da luz” (Jo 3:19, 20a).
O domínio da alma pecadora: A batalha contra o pecado
Assim como o apóstolo Paulo:
“Aqueles que vivem e seguem aquela parte de nós que é humana e pecadora, só pensam no que essa parte humana quer.. O pensamento controlado por aquela parte de nós que é humana e pecadora traz a morte espiritual. Assim, a pessoa cujo pensamento é controlado por aquela nossa parte humana e pecadora está contra Deus. A pessoa que tem esse tipo de pensamento se recusa a obedecer à lei de Deus e, de fato, não é capaz de obedecer a ela. As pessoas que são governadas por aquela parte de nós que é humana e pecadora não podem agradar a Deus.” Romanos 8:5a, 6a, 7-8 VFL
A alma foi feita para habitar nesse mundo num corpo físico feito de carne, essa matéria é o pó. Por isso, ela está atada e é apegada ao pó (o corpo). Já dissemos no devocional “A redenção dos filhos de Deus” que era sobre o corpo que Jesus referiu-se sobre destruir o templo e ele levantaria em três dias (Jo 2:19); tratamos detalhadamente sobre esse assunto, inclusive sobre o v.14 tema aqui.
O novo homem: A união do Espírito e alma
Mas iremos avançar um pouco mais. Assim, o objetivo de Deus foi cumprido em Cristo Jesus “de criar em si mesmo, dos dois, um novo homem” ou seja, a vida eterna que é o Espírito, um único (Deus Pai, Filho e Espírito Santo, tratamos também sobre isso no “O que chamamos Trindade”); dos dois, alma e o novo Espírito que nos foi dado por Deus através do Filho do Homem, Cristo Jesus o nosso Senhor; e dessa união resultará no novo ser glorioso e eterno.
[CONTINUA na PARTE 2]