Para sempre com o Pai (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
“E, quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Vocês conhecem o caminho para onde vou”.”
João 14:3-4 NVI
No grego o tempo da afirmação: “para que onde eu estou também vós estejais”, é presente. Porque o Espírito é imortal, portanto seu tempo é perpétuo. Perceba o plano perfeito de Deus por amor ao homem fraco e pecador. Ele enviou o Seu Filho para viver uma vida santa e inculpável, sendo ele o antítipo do cordeiro Pascal (Êx 12), o qual foi testemunhado por João Batista:
“No dia seguinte, João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” João 1:29 NVI
Esse é o verdadeiro Cordeiro de Deus que tira (presente) o pecado do mundo e o pecado está na carne, por isso Jesus disse:
- “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.” João 6:51 NVI
- “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” 1 João 5:19 A21
Por esse motivo Jesus teve que se oferecer como oferta para nos comprar para Deus, de uma única vez, por causa da carne porque está corrompida nenhum ser humano jamais conseguiu vencer o pecado, então a morte reinou no mundo, de Adão até Moisés (Rm 5:14).
Então, o véu do Santuário que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo representava o corpo humano “pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,” (Hb 10:20 ARC) que está carregado de pecado em sua carne, não podia estar na presença de Deus. Esse termo carne acabou se tornando metonímia para o impulso do pecado no corpo (Rm 7:23-25).
“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito,” 1 Pedro 3:18 ARC
Essa foi a troca divina, do Justo (pois Jesus não tinha pecado) pelos injustos e ele foi oferecido pelo Espírito, visto que ele não era um mero ser vivente:
“quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” Hebreus 9:14 ARC
Em outras palavras, o Espírito Santo que Jesus é e sempre foi (essência), mas que teve que vir ao mundo de forma legítima, ou seja, num corpo físico e com uma alma para oferecer em resgate dos iguais, “Então, Satanás respondeu ao Senhor e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.” (Jó 2:4 ARC). Tinha que ser humano; e ele fecundou o óvulo virgem e gerou a semente incorruptível chamada Jesus Cristo para salvação.
João dá testemunho dele. Ele exclama:
“Este é aquele de quem eu falei: aquele que vem depois de mim é superior a mim, porque já existia antes de mim”.” João 1:15 NVI
Ele existia porque ele é Deus, tornou-se Deus conosco (Emanuel) e a Salvação (Jesus) dos homens. Então, segue-se que era necessário que esse sumo sacerdote aspergisse o verdadeiro Santuário que é a morada de Deus, no céu (Hb 9:24).
[CONTINUA na PARTE 2]