Quanto ao pecado que leva à morte (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
O que é o pecado que leva à morte?
“Se alguém vir um irmão cometer pecado que não leva à morte, ore por ele, e Deus dará vida a esse irmão que pecou de maneira que não leva à morte. Mas há pecado que leva à morte, e não digo que se deva orar por aqueles que o cometem. Toda injustiça é pecado, mas nem todo pecado leva à morte.”
1 João 5:16-17 NVT
Eis um versículo de grande controvérsia, mas podemos lançar alguma luz sobre isso. Ele trata acerca de orar em prol de um irmão que se vê na prática de um pecado específico que leva à morte. As palavras para “cometer” hamartano (verbo) e hamartía (substantivo). “Essa palavra, hamartano foi traduzida como errar o alvo (e, portanto, não desfrutar o prêmio)”, desviar-se do caminho, como exemplo do seu uso no contexto do que trouxemos anteriormente acerca do batismo pelos mortos em 1Co 15:34.
O significado de “pecado” e suas nuances
No versículo tema aqui, tem-se as duas palavras cujos significados são basicamente o mesmo, hamartano (verbo, pecar, ofender, transgredir) e hamartía (substantivo, pecado, ofensa). O apóstolo Paulo diz que é melhor se afastar das más companhias que propagam o engano no meio do povo de Deus:
“Pensem bem sobre o que é certo e parem de pecar. Pois, para sua vergonha, eu lhes digo que alguns de vocês não têm o menor conhecimento de Deus.” 1 Coríntios 15:34 NVT
Ainda acerca de crença errada, propagada no meio da igreja. O mesmo apóstolo recomenda a não se envolver em discussões tolas sobre genealogias e nem disputa e brigas sobre a obediência às leis judaicas, pois são inúteis e perda de tempo.
“Tais indivíduos se desviaram da verdade e condenaram a si mesmos com seus pecados.” Tito 3:11 NVT
Assim como o bezerro de ouro (Êx 32:30). Essa palavra (hamartano), também está sendo usada no versículo muitíssimo conhecido:
“pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,” Romanos 3:23 NAA
A importância da justiça de Deus
Agora, a forma como essa frase está no grego seria, “pecando um pecado”, embora pareça redundante, mas é esclarecedor, porque no final do trecho o apóstolo João fecha com a ideia que está sendo construída desde o início. “O que tem o Filho tem a vida; o que não tem o Filho de Deus não tem a vida” (v.12). Onde a palavra “vida” é a mesma do v.16 (base do estudo). Essa palavra é dzoe que é diferente de bios (estado presente da existência), enquanto dzoe se contrapõe à inexistência ou a morte eterna, destruição que é a palavra thanatos, que está nos mesmos versos.
Então, é certo que toda injustiça ou o que é contrário ao que é justo, é pecado e foi exatamente o que Cristo Jesus veio fazer, remover o pecado mediante sua própria morte em sacrifício (Hb 9:26b); ele foi oferecido para tirar o pecado de muitos (Hb 9:28a); e não só pelos nossos pecados, mas pelos de todo o mundo (1Jo 2:2), pois esse é o valor do Filho de Deus, a justiça de Deus.
[CONTINUA na PARTE 2]