Sobre a parábola do banquete de casamento (Parte 2)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Rejeição e a Graça aos Gentios
Assim, não o reconheceram apesar de todos os sinais e maravilhas e de toda a revelação e interpretação das Escrituras. Então, o restante do mundo foi agraciado por causa dessa rejeição. O banquete é da Salvação, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29) e o pão vivo que desceu do céu, se alguém (alma) comer deste pão, viverá para sempre. E o pão é a sua carne que ele deu pela vida do mundo (Jo 6:51).
Coisas Novas e Velhas: A Revelação da Parábola
Perceba que nessa parábola o Senhor tira e expõe coisas novas e coisas velhas (Mt 13:52b). No v. 8 ele diz que aqueles convidados não eram dignos e em Atos, vemos algo que testifica sobre isso: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que o rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna” (At 13:46a).
O Convite Estendido a Todos os Povos
No v. 9, “Vão às esquinas e convidem todos que encontrarem”. Então, vem a última parte de At 13:46 e seguintes: “agora nos voltamos para os gentios. Pois assim o Senhor nos ordenou: “‘Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até aos confins da terra'” [de Isaías 49:6]. Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.” (At 13:46b, 47, 48 NVI).
A Fé, o Espírito Santo e a Filiação Divina
Pelo que pessoas de todas as raças, de todos os povos passaram a crer no nome do Filho de Deus até os dias de hoje, e receberam como resultado da fé, o dom do Espírito Santo da promessa (Ef 1:13-14), e assim, tornaram-se filhos de Deus. O contrário disso também é verdadeiro, os que não receberem Jesus Cristo como Senhor, o qual é o Salvador, não têm o Espírito da parte de Deus, que está selado pelo Pai, o Espírito Santo pleno, não terão a vida eterna.
A Habitação do Espírito e a Unidade com Deus
Porque esse Espírito é a semente divina e está em perfeita e eterna união com o Pai, o corpo daquela pessoa, torna-se o templo do Espírito, porque ele habita ali. Como Jesus mesmo disse, o Pai e o Filho virão e habitarão nele (Jo 14:23) e sobre essa unidade (Jo 17:22-23), conforme sua glória que ele compartilhou. Isso é válido para todos e é o banquete que o próprio Deus preparou por causa do seu amor para com os homens.
A Importância da Fé em Cristo
Quem não tem o Filho não tem o Pai (1Jo 2:23). E essa parábola fala da falta de fé do seu povo e por isso não podia receber a justiça de Deus em Cristo Jesus pelo evangelho que é o poder de Deus em ação, que do início ao fim se dá pela fé, essa salvação (Rm 1:16-17), tanto para judeu quanto o grego. Veja que apesar dos judeus se esconderem atrás de Moisés, ele sabia que nem mesmo nele, eles criam (Jo 5:45-47).
[CONTINUA na PARTE 3]